Curitiba / PR - quinta-feira, 21 de novembro de 2019

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes se sintam ansiosos ou apreensivos. Porém, é muito importante que este tempo seja bem aproveitado. Você normalmente será questionado sobre uma série de coisas e, na medida do possível, deve dar respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Para isso oferecemos abaixo algumas dicas de como otimizar a consulta médica. 

O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde ou da prevenção de doenças. É este o tempo em que as relações de confiança entre o paciente e o profissional serão estabelecidas, para que você se sinta acolhido, cuidado e bem informado sobre sua saúde física e mental.
Horário
 Evite chegar atrasado. Você poderá atrapalhar o horário das outras pessoas, caso não chegue no horário marcado, o que também ocorre se você chegar muito adiantado. Isto porque poderá haver um transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se, em geral,  para chegar na hora marcada.

Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Evite a presença de muitas pessoas dentro do consultório ao mesmo tempo. Se fizer questão de um acompanhante, selecione apenas uma pessoa para acompanhá-lo. As mamães podem deixar seus filhinhos pequenos aos cuidados de um acompanhante fora do consultório, para se sinta mais à vontade na sua consulta.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Sempre que possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença. Faça um pasta para cada especialidade médica que você acompanha normalmente, por exemplo.: a pasta do ginecologista, do cardiologista, do endocrinologista, etc.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Traga de casa suas dúvidas anotadas em alguma agenda ou papel para não deixar nada pra trás. Se precisar, anote também o que o médico lhe disse, para evitar dúvidas após a consulta.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende também de você. A qualidade que você presta informações, sua dedicação aos processos de investigação, retornos nas datas previstas, o uso correto das medicaçõe, o empenho na realização dos cuidados recomendados são ítens muito importantes ao sucesso do tratamento e ao seu bem-estar.
 Uma boa consulta!
 Dra. Gislayne Nunes de Souza